Como um médico oncologista pode te ajudar
O oncologista é um médico cuja especialidade é o tratamento dos tumores. Para se tornar oncologista é necessário, além da conclusão do curso de medicina, realizar a residência de clínica médica e, posteriormente, a de oncologia.
Por esse motivo, o profissional oncologista é o responsável por coordenar o manejo dos pacientes que possuem câncer. Essa condução demanda cuidado, atenção multidisciplinar e condutas personalizadas de acordo com o perfil do paciente. Quer saber um pouco mais sobre o meu trabalho como oncologista?! É só continuar lendo esse texto!
Como surge o câncer?
O câncer é um termo genérico que abrange diversos tipos de malignidades que possuem em comum características como:
- Divisão desordenada de células
- Capacidade de invadir tecidos próximos
Os mais diversos tipos de câncer podem se desenvolver a partir de cada tipo de célula, devido a uma na divisão das células, quando por algum fator interno (genético) ou externo (exemplo: infecção viral, produtos químicos, luz ultravioleta, inflamação crônica) ela passa a se reproduzir de maneira descontrolada. De acordo com sua origem celular os tumores podem ser agrupados em diversas categorias, as principais estão relacionadas ao tipo de tecido que deu origem a essa neoplasia, tais como os:
Carcinomas
Os carcinomas são os tumores mais comuns. Eles são originados de tecidos epiteliais como pele e mucosas, por isso, correspondem aos tumores gastrointestinais, esôfago e estômago, pulmões e as alterações neoplásicas cutâneas, que correspondem ao tipo mais comum de câncer para ambos os sexos.
Sarcomas
São originados de tecidos conjuntivos, compreendendo os tumores de partes moles e ósseos. Os tumores de partes moles costumam surgir em braços e pernos, mas também em outras regiões. Já o de partes ósseas se desenvolvem em qualquer local do esqueleto humano.
Oncologista em Itajaí: conheça os principais tumores:
Apesar de todas as células estarem sujeitas à falhas e, por esse motivo, poderem gerar algum tipo de tumor, alguns são muito mais comuns do que outros:
Em crianças: são mais comuns os tumores de sistema nervoso e hematológicos, tais como a leucemia.
Em adultos:
- Câncer de pele – melanoma.
- Câncer de próstata: principalmente em homens com mais de 50 anos.
- Câncer de mama: acometendo mulheres com mais de 50 anos ou com mais de 35 anos associado a fatores de risco.
- Câncer pulmonar: associada diretamente ao tabagismo e metástases de outros tumores;
- Tumores do trato digestório: associado ao consumo de produtos embutidos, ricos em sal e conservantes.
- Tumores de vias urinárias; com associação direta com o tabagismo;
- Tumores genitais: relacionado principalmente às infecções sexualmente transmissíveis.
- Tumores hepáticos: pode ser originado pela doença alcoólica, por infecções virais como as hepatites virais e metástases de outras vísceras.
Prevenir câncer: saiba como cuidar da sua saúde
Existem campanhas anuais que estão relacionadas aos principais tumores, isso pois eles possuem elevada incidência e seu rastreio pode ser realizado de maneira simples, alguns exemplos são:
- Câncer de mama: realização da mamografia em todas as mulheres com mais de 50 anos a cada 2 anos.
- Câncer de próstata: realização do exame de toque e de sangue (PSA) anualmente após os 50 anos.
- Preventivo: realizado em mulheres com mais de 25 anos que iniciaram atividade sexual.
- Vacinações: contra o HPV em meninas e meninos que não iniciaram suas atividades sexuais, assim como as vacinas para hepatites virais, aplicadas desde o nascimento.
Cuidados com a saúde: prevenir câncer
Alguns cuidados com a saúde podem te ajudar a reduzir o risco de desenvolver o câncer. Eles estão relacionados principalmente aos hábitos de vida e demandam medidas simples, tais como:
- Realização de atividade física frequente;
- Alimentação saudável, principalmente com produtos naturais;
- Interromper o tabagismo;
- Interromper o alcoolismo;
- Prática de relações sexuais protegidas;
- Não compartilhamento de agulhas e produtos como alicates;
Posso ter câncer mesmo tendo hábitos saudáveis?
Apesar de todos os cuidados, ainda assim é possível desenvolver o câncer. Por esse motivo é tão importante a realização da prevenção por meio das campanhas e também da consulta com um oncologista caso suspeite de qualquer alteração. Qualquer tratamento realizado precocemente tem melhores chances de resultar em cura, então fique atento (a)!