O que é o câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira causa de câncer na população feminina brasileira. O risco estimado é de, aproximadamente, 16 casos a cada 100 mil mulheres. Esse câncer está relacionado principalmente com a infecção pelo vírus HPV., possuindo um desenvolvimento lento e que não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo percebido apenas durante a realização de exames ginecológicos. Apesar disso, quando o câncer de colo de útero está em uma fase mais avançada, é possível observar alguns sintomas como sangramento vaginal fora da menstruação e após a relação sexual, corrimento alterado e dor pélvica constante.

.

Quem pode estar com câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero é um tipo de câncer presente apenas em mulheres. Isso acontece pelo fato desse órgão ser exclusivo do sexo feminino. Calcula-se que 80% das mulheres sexualmente ativas adquirem o vírus em algum momento da sua vida, entretanto, na maioria das vezes não causam nenhum sintoma e são eliminados pelo organismo. No entanto, quando o vírus permanece nos organismos e, após vários anos, pode gerar uma lesão pré-cancerosa, quando não tratada evolui para o câncer. As mulheres mais pré-dispostas são aquelas que tiveram início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo, idade, infecção por clamídia, uso prolongado de pílulas anticoncepcionais e histórico familiar. 

Quais os sintomas do câncer de colo de útero?

Como o câncer do colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, na fase inicial é possível não apresentar sintomas. Nos casos mais avançados, pode apresentar sangramento vaginal após a relação sexual ou fora do período da menstruação, corrimento vaginal alterado espesso e com coloração branca ou amarelada, dor abdominal ou pélvica constate que pode piorar ao usar o banheiro ou durante o contato íntimo, vontade de urinar mais frequente e perda rápida de peso. Como os sintomas são presentes nos casos mais avançados, entende a importância de realizar os exames ginecológicos para ter um diagnóstico precoce.

Como saber se estou com câncer de colo de útero?

É necessário a avaliação ginecológica, a colposcopia – exame que permite visualizar a vagina e o colo de útero com um aparelho chamado colposcópio, capaz de detectar lesões anormais nessas regiões – e o exame preventivo (Papanicolau). Durante a avaliação ginecológica, pode ser realizado o toque vaginal e análise da vagina e do colo do útero. Caso seja verificado durante o exame de Papanicolau a presença de células anormais, pode ser solicitado a realização de uma biópsia, sendo preciso coletar uma pequena amostra do tecido do colo do útero para ser analisada em laboratório.

Qual a chance de cura do câncer de colo de útero?

O câncer de colo de útero tem 95% de cura em estágios iniciais. A faixa etária mais comum para o surgimento do tumor é entre os 40 e 50 anos, mas a partir do início da vida sexualmente ativa já pode desenvolver o câncer de colo de útero. Após iniciar o tratamento, o oncologista analisará alguns fatores antes de anunciar a cura do câncer, sendo verificado o tempo entre o término do tratamento e o desparecimento dos sintomas; a necessidade frequente de exames, após terminar o tratamento é preciso realizar os exames regularmente aumento o prazo entre eles conforme o corpo apresenta melhoras, para definir se ocorreu a cura.

Qual o tratamento do câncer de colo de útero?

O tratamento para o câncer de colo de útero depende do estágio em que o tumor se encontra, analisando se ocorre metástase da doença, a idade e o estado de saúde geral da mulher. Entre os tratamentos estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tratamento com radioterapia ou quimioterapia podem ser usados tanto antes quanto depois dos tratamentos cirúrgicos, para ajudar no combate do câncer, principalmente quando este está em estágios avançados ou ainda quanto há metástase do tumor.

Como o oncologista pode me ajudar com o câncer de colo de útero?

 O oncologista, é o especialista médico no estudo do tratamento de câncer, e  pode ajudar no cuidado com o câncer de colo de útero, desde a consulta clínica para avaliação inicial, até através da definição do melhor tratamento possível para o paciente. Fatores como idade, estágio do câncer, adaptação ao tratamento, e outras doenças presentes, interferem na escolha do oncologista, para definir a necessidade ou não de biopsias, para confirmar diagnósticos, à melhor opção de tratamento para o paciente

Clínica Oncológica

O oncologista é o médico responsável pelo tratamento da maioria dos tumores. Por esse motivo, caso suspeite de um câncer, agende uma consulta clicando no botão abaixo! 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Posts que podem te interessar!

Posts relacionados

Câncer de Colo de Útero

O que é o câncer de colo de útero? O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira causa de

Câncer de Útero

Agendar consulta O que é o câncer de útero?  O câncer do útero ocorre com a proliferação descontrolada de células dentro do útero, órgão onde

Câncer de Ovário

Câncer de Ovário

O que é o câncer de ovário? O câncer de ovário é a segunda neoplasia do sistema reprodutor feminino mais comum, e a quinta geral,

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Agendar consulta O que é o câncer de próstata? O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no