Câncer de Pulmão

A neoplasia pulmonar é relativamente rara e possui uma relação direta com o tabagismo. Esse tipo de tumor é uma importante causa de mortalidade, dado à agressividade dos tipos tumorais e também a alguns fatores peculiares ao Câncer de Pulmão, tais como a localização pulmonar ser muito nobre e delicada e também ao fato de o pulmão ser um importante foco de implantação de metástases de outros tumores. 

Quer saber um pouco mais sobre esse tipo de tumor, então continue lendo!

Fatores de risco para o Câncer de Pulmão

O tabagismo é o principal fator conhecido para a gênese do câncer de pulmão, ele está presente em até 9 a cada 10 pessoas que desenvolve esse tipo de câncer. Além disso, o número de cigarros fumados por dia (carga tabágica), possui relação com o aumento da incidência desse tipo de tumor.

É importante salientar que parar de fumar ajuda a reduzir drasticamente o risco de desenvolvimento de câncer, por isso é tão importante essa orientação aos pacientes tabagistas.

Outros fatores de risco são: história familiar, tabagismo passivo, exposição ambiental e no trabalho.

Tipos de Câncer de Pulmão

Existem alguns tipos histológicos que são comumente encontrados na etiologia do câncer de pulmão, são eles:

  1. Tumores de não pequenas células: compreende os adenocarcinomas, carcinomas de células escamosas e carcinoma de grandes células.
  2. Tumor de pequenas células: que se apresenta de forma mais agressiva normalmente. O tumor de pequenas células possui localização central e maior relação com o tabagismo, devido à sua localização possui um prognóstico mais reservado.

Adenocarcinoma de pulmão

O adenocarcinoma de pulmão é um dos tipos histológicos mais comuns, sendo responsável por em torno de 1/3 de todos os tumores de pulmão. Ele costuma estar localizado na periferia. quando detectados precocemente, antes da disseminação, possui uma alta chance de cura.

Sintomas de Câncer de Pulmão

As pessoas que desenvolvem o câncer de pulmão normalmente não apresentam sintomas nos estágios iniciais. Esse é um importante motivo para o risco de morbimortalidade. No entanto, alguns sintomas podem ser elencados para nos ajudar a suspeitar clinicamente, eles são:

  • Tosse
  • Hemoptise: tossir sangue.
  • Dispneia: a falta de ar.
  • Perda de peso.
  • Dor no peito ou nos ombros.
  • Rouquidão.

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças como a DPOC em pacientes tabagistas e isso costuma retardar a suspeita.

Câncer de Pulmão: sintomas iniciais

Inicialmente poucos sintomas podem ser referidos e eles dependem da localização em que o tumor está contido. Quando obstrui as vias aéreas a rouquidão pode estar presente, assim como a tosse e a dispneia. Para muitos, no entanto, apenas a perda de peso ou o desconforto respiratório ou pulmonar pode ser observado.

Câncer de pulmão

Câncer de Pulmão tem cura?

O tratamento dos tumores de pulmão variam de acordo com seu estadio. Ou seja, dependem da localização, tamanho, extensão e capacidade do paciente em receber o tratamento.

Algumas modalidades de tratamento podem ser realizadas, tais como a retirada cirúrgica do tumor e dos linfonodos acometidos, a quimioterapia e a radioterapia. É importante salientar que a forma de tratar cada câncer deve ser individualizada e a decisão do tratamento depende de uma conversa entre o paciente e o seu oncologista.

  • Cirurgia: é indicada principalmente para os estágios iniciais, quando não há disseminação. Nesse estágio é mais possível que exista a cura.
  • Quimioterapia: a utilização de medicamentos pode ser realizada para reduzir o tamanho do tumor, permitindo que a cirurgia possa ser realizada com maior segurança, o que chamamos de quimioterapia neoadjuvante, ou com o objetivo primário de combater as células tumorais, a quimioterapia adjuvante.
  • Radioterapia: pode ser realizada antes da cirurgia, da mesma forma que a qumioterapia neoadjuvante, para reduzir o tamanho tumoral, como utilizada posteriormente para melhorar o prognóstico de cura do paciente.

Clínica Oncológica

O oncologista é o médico responsável pelo tratamento da maioria dos tumores. Por esse motivo, caso suspeite de um câncer, agende uma consulta clicando no botão abaixo! 

Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Posts que podem te interessar!

Posts relacionados

Câncer de Colo de Útero

O que é o câncer de colo de útero? O câncer de colo de útero, também chamado de câncer cervical, é a terceira causa de

Câncer de Útero

Agendar consulta O que é o câncer de útero?  O câncer do útero ocorre com a proliferação descontrolada de células dentro do útero, órgão onde

Câncer de Ovário

Câncer de Ovário

O que é o câncer de ovário? O câncer de ovário é a segunda neoplasia do sistema reprodutor feminino mais comum, e a quinta geral,

Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Agendar consulta O que é o câncer de próstata? O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no