O câncer de mama é a neoplasia mais comum do sexo feminino. Ela costuma se desenvolver após os 50 anos, por isso as campanhas visam a realização da mamografia a partir dessa data. Quando detectado precocemente, esse tipo de tumor possui um bom prognóstico de cura. Leia esse texto para saber mais!
BI-RADS: saiba o que cada estágio significa!
A escala BI-RADS é uma classificação que utiliza os achados da mamografia para prever o risco de câncer e ajudar a estabelecer como deve prosseguir a pesquisa de novos cânceres.
- BI-RADS 0 (zero): nessa situação o exame não foi conclusivo. Dessa forma, outro exame deve ser solicitado, como uma outra mamografia ou uma ressonância magnética.
- BI-RADS 1: o achado nesse estágio significa que não foi encontrada alteração. O próximo passo é seguir a investigação a cada 2 anos com mamografia.
- BI-RADS 2: nesse estágio foi encontrado uma imagem certamente benigna, por isso não há chance de câncer e a investigação deve continuar a cada 2 anos.
- BI-RADS 3: o valor do estágio 3 é crítico, nele encontramos um tumor provavelmente benigno, no entanto, não há certeza, assim a chance de malignidade pode chegar a 2%: a investigação deve ser realizada semestralmente.
- BI-RADS 4: nesse estágio, existe uma imagem sugestiva de malignidade. A chance de câncer varia entre 2% e 95%. Por esse motivo pode ser indicada a realização de uma biópsia.
- BI-RADS 5: os achados dessa categoria são de alta suspeita de malignidade. Por isso deve ser realizada a biópsia o quanto antes.
- BI-RADS 6: os achados foram confirmados de câncer, por isso deve ser instituído o tratamento!
O exame de mamografia deve ser iniciado sempre que a mulher completa 50 anos, no entanto, caso hajam fatores de risco, ela pode começar a ser realizada antes.
Sintomas de Câncer de mama
O câncer de mama pode se manifestar de diferentes maneiras dependendo do tipo celular do tumor e também do grau de acometimento da doença.
Alguns sintomas do câncer de mama são:
- Caroço na mama, normalmente indolor e indurecido.
- Alteração no mamilo.
- Saída de líquido do mamilo, especialmente um líquido límpido.
- Crescimento de linfonodos/nódulos nas axilas e pescoço.
- Alteração na pele do seio, como uma casca de laranja.
É importante salientar que nem sempre esses sinais podem ser observados e, muitas vezes, eles podem surgir na doença já avançada, por esse motivo as campanhas preconizam a realização de mamografia a partir dos 50 anos.
Auto-exame de mama funciona?
Por muito tempo o auto-exame de mama era ensinado às mulheres para o rastreio do câncer. O que alguns estudos descobriram é que ele não consegue alterar a mortalidade e o curso da doença. Por esse motivo, as recomendações estão relacionadas principalmente aos exames médicos e à mamografia para o rastreio de tumores da mama.
Câncer de mama dói?
O câncer de mama dificilmente se manifesta com dor! é Importante, dessa maneira, que a mulher procure ajuda médica assim que suspeitar de câncer de mama!
Câncer de mama tem cura?
Apesar de ser uma condição preocupante, o câncer de mama tem cura sim, principalmente quando detectado precocemente. Isso acontece pois enquanto o câncer está restrito aos tecidos superficiais, ele pode facilmente ser retirado de forma cirúrgica, muitas vezes sem a necessidade da retirada completa da mama. A quimioterapia e radioterapia podem também ser utilizadas para complementar o tratamento.
O problema surge quando a doença avança. Procure ajuda médica o quanto antes se possui mais de 50 anos ou suspeita de câncer de mama!
Mastectomia
A mastectomia é a famosa cirurgia para o tratamento do câncer na qual é retirado o seio inteiro, ela é indicada quando o tumor já adquiriu grandes proporções e, por esse motivo, não é seguro realizar a retirada de apenas uma porção da mama.
Posso fazer algo para prevenir o câncer de mama?
A prática de hábitos saudáveis, tais como as atividades físicas regulares, cessação do consumo de bebidas alcoólicas e controle do peso corporal são medidas essenciais para reduzir a incidência do câncer. No entanto, elas não dispensam a realização da mamografia!
Quando começar a prevenção antes dos 50 anos?
Algumas situações podem indicar a prevenção do câncer de mama com mamografia antes dos 50 anos. Elas consistem em condições que indicam que existe uma associação genética importante. São elas:
- Parentes de primeiro grau (mãe, irmãs ou filhas) que desenvolveram câncer de mama antes dos 50 anos.
- Parentes de primeiro grau que desenvolveram câncer de ovário.
- Presença de homens na família com câncer de mama